quarta-feira, 11 de março de 2009

Desenvolvimento cognitivo e motor na Síndrome de Down

Acompanhada da estimulação, o amor é a principal receita para o sucesso do tratamento, o que também dependerá do diário e completo comprometimento dos pais. No entanto, muitos são os pais que não participam das sessões de estimulação, não procuram conhecer mais, não acompanham as conquistas dos filhos.
Ao contrário, consideram ser somente responsabilidade dos médicos. Infelizmente, quando perceberem a falta destes pequenos, mas importantes cuidados, será tarde para o tratamento, que precisa ser iniciado no primeiro mês de vida do bebê e seguido nos anos seguintes.
O desenvolvimento motor e cognitivo da criança com síndrome de down dependerá de alguns importantes pontos:
- sua genética (este não tem tratamento, é o seu organismo);
- a estimulação que receberá, dependendo da idade que iniciará, com a fisioterapia, a fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional, a musicoterapia, a recreação e, com o passar dos anos, atividades esportivas como natação, equitação, balé, etc.
- tratamento médico preventivo: cardiologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, geneticista, pediatra.
- o convívio social através de muito amor dos pais, familiares e amigos.
Sendo este último, de vital importância. É ele o ponto chave que transformará toda esta “luta”, em conquistas positivas, alegres. Com o amor, não vemos defeitos, não vemos doenças, atraso motor ou retardo mental. Ao contrário, vemos a força da alma que habita o corpo aparentemente frágil, que luta corajosamente pela vida.
Aprendemos a sentir o amor incondicional que vê a beleza, que sente o orgulho por ter um filho com síndrome de down.
Eu acredito nesse amor porque o conheci.
No dia 20 de fevereiro de 2006 nasceu minha primeira filha – Clarice – com síndrome de Down.

3 comentários:

Euclydes Arreguy disse...

Olá Alessandra,
Sua iniciativa é muito importante. E será ainda mais para a Clarice. O Blog pode ter várias funções. Uma delas é o Diário. A Clarice poderá ter acesso, no futuro, ao diário dela, escrito por você. Ou ao diário dos pais, onde se encontrará o registro do enfrentamento das primeiras dificuldades, as primeiras relações estabelecidas, a luta pelo reconhecimento das diferenças como algo positivo...por exemplo.
O legal dessa experiência toda é que é possível ver o amadurecimento do seu blog. Li todo. Desde a primeira postagem. Desejo que essa semente dê vários frutos! Abraço.
Euclydes

Carina Branco disse...

Alessandra, seu blog é uma iniciativa muito bacana, pois leva às pessoas que não tem contato com a síndrome de down à reflexão. Também conheço de perto este amor incondicional, já que tenho um anjo em minha vida há nove anos, ela é minha irmã e se chama Camila, atualmente cursa a 2° série de uma escola regular, adapta-se com facilidade em diferentes situações, é espontânea, comunicativa, divertida e muito carinhosa, nunca imaginei conhecer um amor como o que ela me faz sentir. Acho que o mais importante que tiro dessa convivência, é que diariamente ela me ensina como superar dificuldades, é dedicada em tudo que faz, e me mostra todos os dias que apenas ela ditará seus limites. Com o tempo deixei de me surpreender com as potencialidades dela, já que no início tinha muitas indagações sobre o que seria capaz de fazer, hoje confio plenamente em sua capacidade de superação e me sinto abençoada por tê-la ao meu lado, ela é meu orgulho! Acredito que você também ainda irá se surpreender muito com a Clarisse e é isso que espero. Lembre-se sempre que sua família assim como a minha, é abençoada, pois tem um sol para iluminar e aquecer seus dias, e não se deixe abater pela incompreensão alheia, pois só é capaz de entender este amor supremo quem o vivencia.

Unknown disse...

Oi Clarisse,

Ahei seu blog ótimo com matérias super esclarecedoras. Parabéns!
Vamos aproveitar a proximidade de nossas residências para estreitar o contato entre nossos filhos. Será bom para ambos.

Beijos ,

Jussara - mãe do Emanuel.